14 June 2009

II Ultra Trail Geira Romana


Nunca antes feito uma Ultra-Maratona, embarcei nesta aventura depois de ter ouvido falar várias vezes neste tipo de provas ao longo das semanas na FADEUP onde estava a decorrer um projecto de provas de esforço.

... O projecto das provas de esforço a decorrer nas instalações da FADEUP era da responsabilidade da aluna de mestrado Manoela Meneghetti Galeazzi, cujos ensinamento me ajudaram em muito de fortalecer os músculos, bem como estruturar um plano de treino que possa vir futuramente ajudar em termos de preparação física para provas - Ultra-Maratonas - desta natureza. Assim alguns atletas, incluindo a mim próprio, participamos voluntariamente neste projecto de 12 semanas, onde além de apreender novas formas de treino, nos divertimos imenso.

Espero que futuramente possa haver treinos assim. Quem sabe? Pode ser que ainda vão contratar a Manoela para ficar como preperadora física no Porto Runners. Esperemos que sim, ou que pelo menos a ligação entre ela e os Porto Runners continua por muitos anos ...

Voltando ao relato...

Falando nos treinos da FADEUP com várias pessoas acerca deste tipo de provas, tinha chegado a conclusão de que realmente não tinha outra alternativa do que participar numa prova deste tipo.
Assim dito, assim feito. Contactei o Carlos Rocha, nosso entendido do clube em termos de provas de montanha.

Posso dizer que a sensação foi maravilhosa num percurso com grandes pedras soltas, além da irregularidade do piso. Não há realmente nada que se compara com as provas de montanha.
A natureza, a constante mudança às circunstâncias e a inexistência de monotonia fazem destas provas uma verdadeira aventura com uma sensação de liberdade de que não me lembro existir noutra parte.

Terminada a prova, com um desgaste físico tremendo e ter corrido durante 4 horas 41 minutos e 38 segundos encontrei no final da prova o Carlos Rocha. Dirigi-lhe as seguintes palavras: "Provas de montanha, nunca mais!" ... como estava tão enganado quanto a isso!

(mais a frente vão perceber porquê...)

No comments:

Post a Comment