08 November 2009

6ª Maratona do Porto


08 de Novembro foi mais do que uma simples maratona. Finalmente a maratona do Porto faz parte do circuito mundial das maratonas. Já era sem tempo! De facto, a maratona do Porto tem vindo ganhar cada vez mais importância, a medida os anos têm passado, contando já com 6 edições. Este ano nosso clube conseguiu inscrever 266 atletas, dos quais 65 foram destinados para participar na prova de 42km. Sem dúvida um grande feito, do qual nos podemos orgulhar, sendo o nosso clube, o clube com o maior número de maratonistas inscritos.

Pessoalmente estou muito feliz de fazer parte deste grande grupo, onde a camaradagem é interminável e onde o bom humor está sempre no ar.

A chuva que se fez cair durante a noite antes da prova, dava indícios que poucas pessoas iam estar presente. Mas nem a chuva fez nos parar! Um verdadeiro Runner que corre por prazer, corre independente do clima atmosférico. Não há barreiras...

É precisamente isto que me fez espantar quando pude observar a quantidade de pessoas do nosso clube que estiveram presente neste dia. A vontade das pessoas!

Outro destaque para este dia, seria a primeira maratona da nossa colega Isabel Lima, estreando-se nesta distância mais longo. Sem dúvida a nossa primeira maratona fica-nos marcado para sempre no nosso pensamento, porque é precisamente o momento em que dizemos a nós próprios que somos realmente capaz de superar algo que por algumas pessoas é visto como uma enorme barreira em termos físicos.

Desafio a todos que ainda não tenham experimentado esta sensação única, de se juntar a nos e tentar saborear esta pequena maravilha que a vida nos tem para oferecer. Verão que não ficarão arrependidos!

... Mas voltando ao destaque da nossa colega Isabel, que felicito muito pelo feito...

Lembro-me do medo que ela transparecia, sempre e quando se falava no assunto "maratona" ao longo dos treinos que o grupo ia fazendo ao longo dos pelo menos 12-16 semanas de preparação para a maratona. Dizia ela - "Não sei se sou capaz de fazer a maratona", "Ui que medo", "Eu vou mas é p'ra lá para andar a pé". Isto eram algumas das frases. Mas o que foi certo, a medida que ia treinando, pouco a pouco sem se dar conta ia metendo mais quilómetros nas pernas.

...quando digo meter quilómetros nas pernas, é verdadeiramente importante fazer muita estrada para as pernas se adaptarem ao desgaste que uma maratona apresenta. Não quer isto dizer que é necessário fazer muitos quilómetros num mesmo dia, mas sim treinar duma forma contínua e todos os dias um pouco. Pouco a pouco, seja quem for, consegue fazer mais um pouquinho de cada vez que treina. Se não for possível correr muito rápido, corre-se um pouco mais lento. Mais importante sobretudo é CORRER, independentemente do tempo e da distância. A medido que os treinos vão avançando e a pessoa se sentir mais solta, pode se intensificar um pouco mais o treino, mas sempre escutando aos sinais do nosso corpo. Cada corpo é diferente, daí cada um de nós tem de descobrir por si próprio, os seus sinais...

... Outro factor que tem de estar muito firme na altura de enfrentarmos uma maratona, é a parte mental. Temos de ter nas profundezas da nossa consciência bem presente de que "VAMOS CONSEGUIR"! Por vezes, nem sabemos bem como vamos conseguir o nosso objectivo, mas se focamos a nossa atenção naquilo que pretendemos, independente da das dificuldades que possam surgir, duma ou outra forma vamos realmente conseguir, ou seja só assim já 80% do trabalho já está feito!...

... E foi isso que pude observar na nossa colega, ao longo do percurso, a medida que íamos nos cruzando em diversos pontos. A medida que ia passando quilómetros, ela ia atingindo pequenas metas de cada vez, até o grande objectivo fosse atingido, fazendo uma boa gestão do esforço ao longo da corrida...

Pessoalmente também consegui melhorar a minha marca para 03:00:56, ficando a alguns segundos duma marca abaixo das 3 horas. Seria óptimo, se tivesse conseguido quebrar a marca das 3 horas, como inicialmente previsto, mas não fiquei triste de modo algum. Consegui tirar 17 minutos ao meu antigo tempo, o que foi óptimo, tendo em conta ainda a chuva. Se consegui fazer este tempo em 2009, então em 2010 farei ainda melhor.

Penso que em 2010 farei abaixo das 3 horas - logo 80% do meu trabalho para isto já está feito!

Alguém se queira juntar para fazer os restantes 20% comigo e tornar-se no próximo atleta dos Porto Runners, se por ventura ainda faz parte do nosso grandioso grupo?

No comments:

Post a Comment