22 April 2011

Duatlo de Perosinho


Uma prova certamente diferente do habitual...

Primeiro porque não estava sequer agendado no meu calendário desportivo, pelo que decidi participar nesta prova em cima da hora praticamente. Depois, como estamos em tempo de crise, decidi, diferente das outras provas, deslocar-me com a minha bicicleta desde casa até ao local da prova, aproveitando assim para fazer aquecimento antes da prova. Foram 17km debaixo dum ligeiro chuvisco, que deu para limpar a bicicleta da prova ainda recente em Coimbra (6 dias antes...).

Tinha em mente de levar esta prova com cautela, especialmente na parte do ciclismo devido a chuva e porque no dia 30 deste mês me espera outra aventura bem mais difícil que esta.

Cheguei ao destino pelas 09h00. O secretariado suspostamente já abriu a cerca de 20 minutos, mas não se via muita gente em torno do posto de transição. "Será que a prova se vai realizar?", foi logo o meu pensamento. Como o dia se apresentava chuvoso e algumas pingas já tinha caído, provavelmente as pessoas iriam desistir da ideia de participar na prova. Mas felizmente com o meu agrado pude verificar atletas a cheguar cada vez mais e em maior número.

Pelas 09h30 começaram a cheguar elementos do Porto Runners. Já eramos 4 e a coisa prometia. Assim decidimos dar uma volta ao percurso de ciclismo de 5km para dar reconhecimento do terreno que nos esperava. Havia duas descidas que poderiam ser potencialmente perigosas com a chuva, sobretudo porque eram locais onde se podia atingir altas velocidades. Demos igualmente reconhecimento do percurso do trajecto da corrida, composto por voltas de 2,5km.

A prova composto por 5km corrida (2 voltas) - 20km de ciclismo (4 voltas) - 2,5km corrida (1 volta) começou pontualmente as 11h00. A primeira corrida começou logo com um ritmo alucinante de 03:00min/km. No segmento do ciclismo tudo correu dentro das expectativas, embora na 3 volta senti um pequeno abanão quando estava tentar travar atempadamente numa das descidas perigosas. Felizmente correu tudo bem. A cada volta de ciclismo tinhamos uma subida de cortar a faca que dificultava um pouco as coisas, tirando isso, pode se dizer que o percurso era praticamente plano. Voltando novamente ao posto de transição para a última corrida a chuva foi intensificando... Pensava para mim... "Ainda bem que já terminei a parte do ciclismo!" Corri o mais que pude para ver se fugia da chuva em poucos minutos já só contava meros metros para chegar a meta. Acabei, terminei... e com um sorriso fugi logo para dentro do café que se situava logo ao lado da meta enquanto vi os meus outros companheiros a chegar.

Gostei muito da prova e tenho dar os parabéns a organização pelo seu empenho para que a prova se realizasse. Para o ano gostaria voltar, faça chuva faça sol...

Só espero que não haverá outra prova que se sobreponha a esta...

No comments:

Post a Comment