16 August 2009

5ª Subida do Monte Colcurinho


16 de Agosto - dia em que se realizou a 5ª Subida do Monte Colcurinho - ficou certamente destacado pela conquista do 2º lugar na categoria veterano 2 feminino da minha mãe, que correu pelos Porto Runners.

Com 51 anos (12-12-1957) e após muitos anos de ausência do mundo de atletismo e da natação, demonstrou que o seu espírito de atleta está longe de estar adormecido. Um verdadeiro exemplo!

A 5ª Subida do Monte Colcurinho, na sua vertente de competição é composto por um trajecto de 9Km. Trajecto este, que é sempre a subir, excepto uma pequena decida após 2Km iniciais com restante percurso com inclinações médias de +/- 12%. Os últimos 250m ficam marcados pela sua extrema dificuldade, chegando ter pontualmente inclinações de 20% e 25%.

Nunca vi nada igual...

É como se pegasse no percurso da Ultra-Trail da Serra da Freita, retirasse todas as partes de subidas e juntasse estas num único circuito. A parte disto a sensação durante a prova era dum "abafo" constante, devido as elevadas temperaturas de calor que o dia apresentava.

A recompensa duma prova dura como esta... ... só mesmo na recta final, onde se pode além duma paisagem lindissima avistar o ponto mais alto de Portugal.

O meu cronómetro está fixado em 1 hora 12 minutos e 54 segundos. Espero para o ano poder melhorar esta marca. Ah e já agora, levar uma máquina fotográfica para lá em cima, para tirar umas fotos da magnífica paisagem...

No comments:

Post a Comment