24 January 2010

Meia Maratona Viana do Castelo 2010

Finalmente um dia esplendido, depois de semanas e semanas com chuva. Já era sem tempo que o sol começasse mostrar sinais de vida e a alegria da primavera embora ainda longínqua. Um dia sem dúvida com sol radiante, mas também com bastante vento.

Decidi levar a minha avó e tia para esta linda terra que é Viana do Castelo, que eu pouco conhecia e apenas tenho memória de passar de carro. Sem dúvida uma excelente oportunidade de conhecer de mais perto Viana do Castelo.

10h30 e todos postos na linha de partida para o arranque de mais uma prova.

Hoje iria testar uma estratégia diferente ao habitual. A ideia passaria por procurar um andamento constante ao longo da corrida, previamente combinado com o meu treinador. O objectivo era 03:44min/km durante 20km e aproveitar o último kilómetro para dar o máximo do combustível que restasse para atingir o tempo proposto de 01:18:00. No entanto as adversaridades (subidas e vento) não ajudaram em nada para que atingisse esse objectivo. O arranque já foi bastante mais controlado, não desgastando as energias logo desde o início. Enquanto o trajecto se apresentava plano consegui manter sempre um ritmo constante e abaixo do esperado ~03:36min/km, mas as subidas não ajudaram em conseguir manter o mesmo andamento. Ora era plano e conseguia manter o ritmo em torno dos 03:36min/km, ora era uma subida e automaticamente o tempo piorava. Consegui manter a respiração controlada ao longo todo o percurso, o que me fez confirmar que os treinos de natação também ajudado na sua quota parte. Senti as minhas pernas leve como pluma e as minhas "canelas" em perfeitas condições. Os treinos lentos e longos + as séries estão começar mostrar resultados, embora sinto que ainda posso melhorar e muito.

Cheguei a meta final o relógio digital indicava 01:20:34. Embora não tenha atingido o tempo de 01:18:00 como pretendia, fiquei com a sensação se a prova tivesse sido toda plana, teria atingido este tempo. Ao final da prova senti-me muito bem. O poder de recuperação do esforço foi muito melhor do que alguma vez tenha sentido em outras provas.

Afinal ser constante ao longo da corrida tem realmente os seus benefícios. Mais uma razão porque o factor psicológico é muito importante. É preciso dizer ao corpo para manter um certo ritmo estipulado, mesmo que seja possível andar mais rápido, para assim manter este ritmo até ao final com possibilidades de um sprint final. Certamente é nisso que tenho de lutar!

No geral fiquei contente com a corrida em Viana, cujo grau de dificuldade era elevado e não há nada melhor começar o ano melhorando a minha marca pessoal à Meia Maratona, nem que seja apenas por 2 segundos.

Obrigado "ToZé", obrigado ao Mister "Domingos", sem vossa ajuda não consegui alcancar novos horizontes.

No comments:

Post a Comment