24 April 2010

Primeiro "Half-Ironman"


No dia 24 de Abril de 2010 teve lugar o Triatlo Internacional de Lisboa na distância de 1,9km de natação, 90km de bicicleta e 21km a correr. O dia começou bem cedo com a abertura do posto de transição pelas 05h30 até às 07h30. Apenas me desloquei para o local pela 06h45, altura pela qual me encontrei com a Susana e o Telmo na entrada da Pousada de Juventude do Parque das Nações, local onde haviamos de ficar hospedados no dia anterior da prova.

Chegando ao local da prova vimos já muita movimentação de pessoas no sentido de preparação para a prova. O dia estava óptimo. Nenhum pinguito de chuva a vista, nenhuma brisa de vento. Resumido óptimas condições para fazer uma prova deste tipo. A medida que o tempo ía avançando para a hora da partida (08h00) o nervosismo ía subindo nas pessoas. Felizmente tudo estava bem organizado e sinalizado para que toda gente podesse encontrar o seu local de repouso das bicicletas e exposição do material da prova. Seguimos então para a verificação e controlo do "Chip" com prévia marcação dos nossos números da prova em cada um dos nossos braços e pernas.

Único coisa que me faltava para o dia ser perfeito, era de um fato térmico que me protegesse do frio da água. Ainda trouxe um fato surfista dos meus tempos de surf, mas ainda no dia anterior da prova cheguei a conclusão que não seria uma ideia muito boa de o utilizar nesta prova. Isto porque era demasiado grosso, o que me viria dificultar a movimentação dos braços ao longo da prova de natação. Assim vi me rodeado por pessoas com fatos térmicos e eu o único sem fato.

"Mas nada de desanimar. Se a prova era "Meio Homem de Ferro", então vamos tornar-lá mesma de ferro! Se mais e com coragem aproximei-me da água como nada fosse. Segui o conselho do Telmo e Rui, ou seja, como estava aqui para me divertir, deixei todos arrancar a minha frente e só depois comecei com a minha natação. Não estava minimamente interessado em levar braçadas na cara, além de não querer atrapalhar ninguém, visto que a natação é a minha componente mais fraca do triatlo... Assim foi... demorando mais tempo que os outros.

Finalmente o fim da natação em vista, saí da água como um foguete. Agora sim!... Ninguém me ía parar mais...

Quem me dera se tivesse uma bicicleta melhor. Pois na prova só se via pessoas com bicicletas todas quitadas. Paciência, faço o melhor que posso com o que tenho... dizia eu para mim. Se houver pernas há tudo! E assim foi!

Fiz o percurso da bicicleta em pouco segundos mais das 3 horas ultrapassando as minhas expectativas iniciais. Ía a um ritmo constante e forte. Nas descidas da parte do retorno de cada volta puxei a bicicleta até os limites. Tinha a sensação de que estava muito próximo do limiar da estabilidade da bicicleta. Segundo o meu Garmin verifiquei pontos embora apenas de curta duração com velocidades em torno dos 60km/h.

Segui o concelho do Rui em levar um GEL para cada volta e bem foi necessário. Andando de bicicleta sobre calor intenso a pessoa deshidrata rapidamente e sem se dar conta! Felizmente não foi o meu caso, uma vez que estava preperado para tudo... Gel, Barras Energéticas, Bidão Térmico com bebida energética fresca...

Ao longo do percurso da bicicleta foi possível passar algumas pessoas mais lentas convencido de que depois na corrida iria ultrapassar mais uns outros tantos. As transições entre bicicleta e corrida nunca tinham sido tarefa difícil para mim...

Chegando a parte da corrida senti cada vez mais de que seria possível atingir o grande objectivo de acabar bem a prova na tentativa de fazer um tempo próximo dos 05h30mins.

Para meu espanto vi que as pessoas estavam já bastante desgastadas. Tinha agora ainda outro factor ao meu favor, a corrida. O início e as minhas origens! Como estava contente de fazer esta parte final. Senti me leve como uma pluma. Mas como será isto possível, depois já tantos km nas pernas? Estava convicto que estava no dia perfeito com pleno equilíbrio e harmonia entre corpo e mente, ou seja nas condições ideais. Cada km da corrida, bem como nas outras vertentes anteriores, fiz com imenso prazer, mas também com muita paciência para poder manter um ritmo constante que permitisse terminar bem a prova.

Tempo final: 05h26mins06seg

Agradeço todo o apoio dado pelos meus companheiros: Telmo, Rui, Pedro e Susana.

Gostei imenso da prova e caso não haja nada em contrário podem contar comigo para a outra metade do "Meio Homem de Ferro" em Aveiro no dia 30 de Maio.

No comments:

Post a Comment