23 May 2010

Ultra-Trail Geira Romana 2010

23 de Maio, Ultra-Trail Geira Romana, edição 2010, está na agenda. No dia anterior participei na 1ª corrida das PME, corrida que me deixou um pouco mole devido as elevadas temperaturas. Por outro lado a corrida das PME foi um pequeno teste para verificar como seria correr sobre temperaturas elevadas.

Ao longo do ano tem se verificado uma constante oscilação de temperaturas que não é bom para nenhum atleta. As constantes mudanças certamente têm os seus efeitos sobre o organismo e afectam o rendimento dos treinos.

Mas dizia eu… a corrida das PME era um pequeno teste, porque segundo a meteorologia para o Ultra-Trail Geira Romana, não ía sofrer alterações, mantendo assim o calor.

Ao final do dia de sábado viagei até a localidade Amares, situado na zona do Gerês onde iria fazer levantamento do dorsal. Resolvida esta tarefa procurei local para ficar hospedado durante a noite. Já tenho feito muito campismo ultimamente e quis mudar um pouco… haja algum luxo…

Entre os presentes dos Porto Runners e estreantes deste tipo de provas, Isabel Lima e Renato que iriam participar na corrida da Geira, bem como a Júlia Fernandes na Ultra-Trail. Peço desculpa se algum estreante ficou fora dos mencionados.

Quero destacar a coragem pela nossa atleta Júlia Fernandes, que ainda pouco mais de 2 meses se juntou ao nosso clube, não tendo nunca participado em nenhuma Meia-Maratona, nem Maratona ou prova longa de que tipo for! É um exemplo a ter em conta, de que se realmente queremos alcançar algo, tudo é possível, desde que acreditamos profundamente no nosso objectivo.

Mente forte, corpo forte!

Foi isto que a nossa colega nos demonstrou! Bem-vindo ao clube dos Ultra-Maratonistas (ainda antes de ser maratonista!) … Querem saber à melhor … ficou em 5º lugar da classificação geral feminina, subindo assim a um lugar do pódio, fazendo com que o nome do clube fosse mais uma vez pronunciado.

Na corrida da Geira, tivemos 1º lugar no sector feminino com a Susana Simões e um 2º lugar no sector masculino com o Telmo Veloso.

A Geira, como alguns de vocês devem saber, pelo menos o Carlos Rocha assim o sabe, foi onde começaram para mim as provas de montanha. De jeito nenhum podia perder esta oportunidade magnífica de voltar as origens, além das paisagens serem fabulosas. Trago de lá muito boas recordações e sempre que volto lá, venho ainda mais renovado. Este ano o trajecto começou do lado espanhol, em Lobios, e terminaria na região de Amares, junto as piscinas de Caldelas. Foi verdadeiramente emocionante de fazer todo o percurso ao contrário. Dou os meus sinceros parabéns a organização pela ideia que tiveram de inverter o sentido da prova.

Aprendi coisas novas, quero urgentemente partilhar convosco e de que antes não dava muito valor. O uso de um boné sobre temperaturas elevadas é fundamental! Antes pensava que isto iria causar mais calor ainda, mas não! Faz toda a diferença! Ao invés de aquecer mais, mantém a cabeça sempre numa mesma temperatura e o suor serve de arrefecimento constante ao longo da corrida. Usei a táctica de ingerir gel a cada 15km e funcionou na perfeição, renovando constantemente o meu nível de energia. Além dos postos de abastecimentos onde se deve sempre ingerir líquidos, a qualquer fonte de água que se apresentava ao longo do circuito, parava um pouco para refrescar a cara, as pernas e foi ingerindo um pouco de água para retirar a secura da boca. Isto tornou possível de manter hidratado ao longo de todo o percurso. Sempre e quando via uma poça de água, ao invés de desviar, tentava pisar ao máximo com as sapatilhas para fazer saltar a água e assim refrescar as pernas um pouco.

Todos estes factores se revelaram como ajudas valiosas e espero que possam servir a outros da mesma forma.

Parece que finalmente acertei também com as sapatilhas, que me deram assim mais aderência para subir melhor as montanhas e que tornaram possível de eu literalmente voar sobre pedras nas descidas, isto tudo com confiança que as sapatilhas transmitiam.

Para os interessados … o modelo que actualmente uso é o NIKE ALVORD 7 com STONESHIELD PROTECTION e custam 50€. Tanto o modelo de homens, como o das senhoras ficaram aprovados, dado que a Júlia Fernandes ter usado o mesmo tipo tecnologia por recomendação minha.

Consegui deste modo alcançar o 6º lugar na classificação geral da Ultra no tempo de 4 horas e 51 minutos (redondos … uma raridade).

Experimentem o material e depois me digam algo sobre o material… Recomendo vivamente!

No comments:

Post a Comment