30 May 2010

Half Ironman Aveiro


No dia 30 de Maio realizou-se o primeiro triatlo longo de Aveiro, distância que também é conhecida por "Half Ironman" ou em nosso português "Meio Homem de Ferro".

A distância em si já não é novidade, visto que já completei o mesmo tipo de prova em Lisboa no mês anterior. Sem dúvida tomei o gosto para estas distâncias e espero que seja o início para dar o grande salto para o objectivo ainda maior em mente, o "Ironman". Será isto o grande objectivo para o ano, se as condições o permitirem.

... O Ironman é composto pelas distâncias de 3,8km de natação, 180km de bicicleta e 42km de corrida. A primeira vista pode parecer assustador, mas o que realmente me parece mais difícil nesta prova, é a parte da natação. Não pela distância, mas sim pelo tempo limite, uma vez que ainda não sou muito bom neste segmente, mas com treino e dedicação lá se chega. ...

Mas voltando para a prova de Aveiro...

Gostei imenso a prova e as condições foram boas, não fosse o vento que causasse um desgaste maior. No segmento da natação consegui melhorar o tempo por mais dum minuto em relação à prova de Lisboa. No segmento da bicicleta houve melhorias idênticas por vários minutos, tendo em consideração que o trajecto tinha 2 kilómetros adicionais ao inicialmente estipulado. Na corrida de 21 kilómetros - desta vez correctamente medidos pela organização, contrariamente do que aconteceu em Lisboa - apenas consegui manter um ritmo 04:50 min/km de uma forma constante, dado ao desgaste já acumulado e ao vento que se fazia sentir. De uma forma geral fiquei muito contente com o feito, mesmo tendo demorado mais 5 minutos no total em relação a Lisboa, tendo em conta as condições climatérias e as pequenas diferências nas distâncias.

Quero deixar um grande abraço ao "Pedro Ciclista" e aos restantes elementos do Porto Runners que nos apoiaram ao longo de toda a prova, bem como os nossos nomes inscritos no chão que nós deram muito incentivo.

Um especial agradecimento ao Renato pelo facto de ele me ter emprestado o seu fato térmico. Não sei como teria acabado a história sem esta ajuda valiosa. Sem dúvida agora vou ter que mesmo juntar uns tostões para comprar um fato destes, porque a diferença é mesmo muito notório.

Um grande parabéns a Susana pela conquista do 2º lugar no seu escalão, bem como forte abraço a todos os meus colégas de equipa. Sem dúvida que o grupo Porto Runners está em grande forma e está cada vez melhor.

No comments:

Post a Comment