25 June 2011

Corrida de São João


De volta as corridas da estrada depois dalguma ausência, devido o longo calendário de montanha cheio de aventuras. É verdade meus amigos, é desde a corrida do Pai que não tenho participado em nenhuma prova de estrada. Enfim não se pode estar em todo o lado. Mas será que também pode ser devido um forte crescimento de adeptos pelas provas de trail, além dos amigos que nos puxam para essas aventuras.

Se a montanha é sinônimo de aventuras e companheirismo, a estrada pode ser visto por algumas pessoa como competição pura e dura onde se vê muito asfalto pela frente e o trabalho de treino de exigido para atingir boas marcas é muito grande. Como gosto muito da competição não posso deixar de participar em provas de estradas, além de mais porque foi lá onde tudo começou para evoluir para outros terrenos. Simplesmente gosto e me dá prazer em participar, na perspectiva de sempre evoluir cada vez mais. Alguma velocidade adquirida da estrada pode ser posteriormente trazido para o monte, embora lá a exigência, bem como a gestão das provas é muito diferente.

Assim o lema é: Ora vou ao monte buscar força, ora vou a estrada buscar velocidade.

As duas coisas são contraditórias mas formam um treino completo do corpo, sem deixar uma única componente por treinar.

...

Vindo do AxTrail Séries 02, 14 dias antes, onde torci o pé, as expectativas em termos melhorar tempos, não eram muito grandes. Sobretudo precisava assegurar de torcer novamente o pé porque vem aí duas aventuras que não quero perder por nada: Ultra Trail Serra da Freita e Ehunmilak (provas por elas apenas separados num espaço de 12 dias). Por isso disse me deste cedo, faz-se o que se pode e não mais serei obrigado.

A prova marcado para às 10h30, apresentava um dia calmo com algum vento e bastante calor. Nada o que não estariamos habituados do ano anterior, onde o mesmo se verificava. Os 15km correram dentro da normalidade e fiquei pelo meu espanto apenas de poucos segundos da minha melhor marca nesta distância. Sem dúvida é uma prova díficil de gerir porque não se trata de nem 10km, nem de 21km. É lá qualquer coisa pelo meio...

Obrigado a todos pelos apoio e incentivos, bem como pelas fotos magníficas do Joaquim Margarido. Um abraço ao meu amigo Alexandre Caramez, estás cada vez melhor!

Venha daí a Freita... que tenho ajustar contas com esta serra... ah pois é!



2 comments:

  1. Mano!

    Continuas a ser uma grande referência no que toca a este desporto motorizado por pernas! :)

    Parabéns por mais uma Freita em grande! Daqui a uns anos lá estarei :)

    Aquele grande abraço

    ReplyDelete
  2. Keeping it up!

    Para breve amarro um corda para vires comigo para o monte, pois só assim consigo-te convencer! Anda lá malandro.

    Abraço,
    Mark

    ReplyDelete